O candidato a governador de Sergipe começou a sua pré-campanha com pouco mais de 40 mil seguidores e hoje chegou a marca de quase 83 mil já na campanha. Dentre os principais postulantes ao governo, Valmir de Francisquinho (PL) é o que mais cresce nas redes. O crescimento de Valmir mexeu com os concorrentes que passam dos dois dígitos nas pesquisas para governo. Fábio Mitidieri (PSD) injeta num perfil jovem e fortalece imagem de rapaz das elites, ao invés de atrais a juventude nas redes; Rogério Carvalho, que apresse de ter tido visibilidade nacional com a CPI da Covid e o desgate que recebeu do próprio PT ao irritar Lula no famoso voto favorável ao Orçamento Secreto, tem apenas 73 mil seguidores.
Uma das razões para essa meteórica ascensão na internet, deve-se ao fato de Francisquinho ser uma figura pública espontânea, ou seja, o único candidato real nas redes, não sendo uma persona produzida pelo marketing político.
O engajamento da campanha do ex-prefeito de Itabaiana conta com vários elementos naturais ligados à pessoa de Valmir e que geram bastante apelo popular. Um desses quesitos é a figura do “Pato” em referência à voz rouca do itabaianense. Esse detalhe informal caiu como uma luva para o modelo de funcionamento do Instagram por exemplo, levando milhares de internautas a reproduzirem os emojis e falas em apoio a Valmir.
Outro ponto que explica o crescimento de Valmir no mundo digital em comparação aos seus adversários, é a facilidade de criar uma comunicação entre Francisquinho e os eleitores de diversas classes sociais por todo o estado. Enquanto o ex-prefeito tem fácil acesso ao povo e seus temas cotidianos, os seus adversários precisam se valer das peças montadas com foco em atingir um público específico de cada vez, sendo que esses nichos nem sempre dialogam com o candidato.
O mundo da internet não é desconectado da vida real, e no caso da campanha de Valmir de Francisquinho nas redes, fato é que as equipes do candidato a governador possuem a vantagem de trabalhar a partir de um ótimo produto midiático, sobretudo no campo político, de modo que é natural para Valmir o contato fácil com as bases populares.
Leave a Reply