Na manhã desta terça-feira (1º) a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE) deflagrou a Operação SORTILEGIUM, com o objetivo de desarticular um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no município de Itabaiana, no interior do estado.

PF

Durante a ação, foram cumpridos seis mandados de prisão temporária e 06 (seis) mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Itabaiana/SE. Os alvos foram localizados em suas respectivas residências. Os mandados foram cumpridos nas seguintes cidades: Itabaiana/SE, Aracaju/SE, Estância/SE, Olho d’Água do Casado/AL e Campinas/SP.

A investigação identificou a atuação de um grupo criminoso responsável pela distribuição de entorpecentes, principalmente crack e maconha, em Itabaiana. O esquema também envolvia o uso de contas bancárias de terceiros e a prática de depósitos fracionados como estratégia de ocultação e dissimulação de valores ilícitos.

Os suspeitos foram conduzidos à Superintendência Regional da Polícia Federal em Aracaju, onde os mandados foram formalmente cumpridos. Durante o curso da investigação apurou-se que o grupo movimentou aproximadamente R$ 32.000.000,00 (trinta e dois milhões de reais) entre os anos de 2021 e 2025.

PFA Operação foi uma ação conjunta com o Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (DENARC/PC/SE), o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE/PM/SE), o Grupo Tático Operacional da Polícia Penal (GTOP) e o Batalhão de Caatinga (BPCAATINGA). 

Ela foi batizada como SORTILEGIUM, termo em latim que significa ‘tirar a sorte’, em referência ao modus operandi do grupo, que realizava depósitos fracionados de valores em casas lotéricas da região de Itabaiana/SE para fins de circulação do dinheiro proveniente do tráfico de drogas, utilizando essa estratégia para despistar as fiscalizações governamentais e contando, assim, com a sorte.

A FICCO/SE é composta por integrantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e da Secretaria Nacional de Políticas Penais, e tem como objetivo promover a integração das forças de segurança pública no enfrentamento ao crime organizado.

Fonte: F5news

Leave a Reply

Your email address will not be published.