O Hospital de Campanha Estadual (HCE), no Ginásio Verdão, Centro de Teresina, encerrou o atendimento após mais de dois meses de funcionamento. A última paciente Maria de Fátima de Melo Bezerra, 66 anos, deixou a unidade na tarde desta terça-feira (18) sob aplausos da equipe médica.
De acordo com o governo, o fechamento da unidade se deu após estabilidade na taxa de transmissibilidade da Covid-19 e queda no número de pacientes internados na rede pública. Em Teresina, apenas os dois hospitais de campanha de municipais continuam ativos.
A unidade de saúde foi construída em caráter emergencial, pelo governo do estado, para receber pacientes com a Covid-19, de baixa e média complexidade. Durante o período de atendimento, o hospital recebeu 402 pacientes e teve 394 altas.
“O hospital tinha data prevista para abrir e fechar. Hoje demos alta a nossa última paciente. Isso nos traz uma sensação de dever cumprido, de forma profissional e com resultados fantásticos, 98% dos pacientes que chegaram aqui receberam alta, ou seja, uma taxa de sobrevida alta. Agradeço os profissionais que ajudaram no trabalho nesse resultado”, declarou o diretor do hospital Jefferson Campelo.
Durante o tempo de funcionamento do hospital, os pesquisadores do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizaram a coleta de dados para a elaboração de cerca de 30 estudos científicos. A etapa de pesquisas científicas terá continuidade a fim de contribuir com o tratamento da doença.
A unidade teve investimento de R$ 5 milhões. O local disponibilizou 103 leitos, sendo 90 clínicos, que atenderam casos mais leves da doença e 13 de estabilização. O hospital foi administrado pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) da UFPI.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).
Leave a Reply