Aos 35 anos, o advogado Laerte Fonseca festeja o décimo aniversário de 10 anos do escritório Laerte Fonseca & Advogados Associados. O jurista construiu uma trajetória repleta de sucessos e ensinamentos, os quais faz questão de levar para a vida e repassar para os novos advogados.
Aos 20 anos ele pretendia ser caminhoneiro, período que atuava como comerciante. Vender mercadoria na feira e em festas eram algumas das atividades desenvolvidas até conhecer o direito. Na época, como foi frisado, sonhava em ser caminhoneiro, achava a atividade estimulante, principalmente pela vida na estrada.
Nesse mesmo período, a esposa ganhou uma bolsa para estudar direito na Faculdade Ages e ofertou ao marido, que deixou o comércio e a possibilidade da vida na estrada para se tornar advogado. Então, o novo estudante de direito largou tudo para se dedicar à grande oportunidade que caiu-lhe nas mãos. Rapidamente Laerte criou imensa paixão pela área. O que facilitou a aprendizagem.
Dedicado, logo conseguiu estágio na Defensoria Pública de Lagarto. Supervisionado pelo Dr. Joaquim Prata, foi prontamente recomendado ao escritório de um amigo do doutor, onde seria remunerado pelo serviço, já que, na defensoria, ganhava apenas “experiência”.
Após concluir a graduação, atuou no mesmo escritório até 2012, quando passou no exame da Ordem do Advogados do Brasil (OAB). Naquele ano, já com a carteira e uma grande bagagem de conhecimento, abriu seu próprio escritório no dia 9 de outubro de 2012.
Sobre a advocacia, Laerte conta que a área trouxe frutos e lições que carregará por toda a vida. “A carreira de advogado me mostrou que não há um lado absolutamente correto, o que há é a possibilidade de razão. Mesmo a justiça tendo suas falhas, acredito que é o único mecanismo capaz de trazer certo equilíbrio para a sociedade e balancear as relações humanas”, explica.
Leave a Reply