Ao longo dos últimos meses, a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados, presidida por João Daniel (PT), realizou diversas audiências públicas para tratar do sistema de comunicação da região.
A Amazônia Legal, composta pelo Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso, é conhecida pelas polêmicas acerca do desmatamento e da expansão do agronegócio. Contudo, o Amazonas e os estados vizinhos sofrem com a baixa estrutura do sistema de comunicação, já que as empresas privadas preferem concentrar seus investimentos em outros locais do país.
Para resolver o problema, o presidente João Daniel, junto aos demais deputados da Comissão dão continuidade ao programa “Amazônia Conectada”, uma iniciativa que visa ampliar a estrutura de fibra óptica nos estados afetados.
O Projeto Amazônia Conectada surgiu da necessidade de conectar as unidades do Exército Brasileiro na região Amazônica Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima), mas os benefícios se estenderam para toda a população civil. Em 2021, o projeto já havia lançado mais de 1900 km de cabos ópticos, beneficiando nove municípios nas regiões dos rios Negro e Solimões, além da capital Manaus.
Leave a Reply