Em Sergipe, assim como em todo o país, a população rural sofre com o difícil acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). A concentração de profissionais na capital, as longas distâncias percorridas para receber atendimento em hospitais públicos e a alta exposição à microrganismos patológicos são alguns dos desafios enfrentados pelos habitantes da Zona Rural do estado.
Dentre os fatores que prejudicam a manutenção do SUS no interior, está a baixa fixação de profissionais nessas áreas, dificuldades com transporte e comunicação, além da baixa densidade demográfica dos municípios, que os torna pouco atrativos para redes privadas de saúde.
Para facilitar o tratamento e prevenção de doenças, o candidato a deputado federal, delegado André David, propôs a criação do projeto “Saúde na Estrada”, uma iniciativa semelhante ao Hospital flutuante do projeto Doutores das Águas, que percorre rios e igarapés da Amazônia para dar assistência médica à população.
“Nosso objetivo é que o projeto percorra todos os municípios do interior, levando diversos profissionais da saúde em um automóvel bem equipado, a fim de tratar e prevenir doenças. Com isso, esperamos promover a saúde da população e desafogar o atendimento nos hospitais da capital sergipana”, conclui o delegado.
Leave a Reply