O candidato ao governo de Sergipe, Rogério Carvalho (PT), desmentiu, mais uma vez, nesta sexta-feira, 21, as acusações de que teria dado o voto de minerva em favor do orçamento secreto.
“O candidato de Belivaldo não para de mentir! Vamos deixar claro aqui: Rogério votou pela TRANSPARÊNCIA do Orçamento Secreto, ou seja, ela votou para tirar o ‘Secreto’ do Orçamento!”, disse o petista nas redes sociais.
Carvalho já chegou a apresentar dois documentos que provam o contrário do que é disseminado por seu adversário, Fábio Mitidieri (PSD), para prejudicá-lo na disputa ao Palácio dos Despachos. Nos arquivos, Rogério mostra que votou contra o orçamento secreto e a favor da transparência da emenda de relator.
Ou seja, a rigor, Carvalho não deu o voto de minerva ao orçamento secreto, criado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020. O senador, apenas, deu o voto definitivo para a aprovação da Resolução 4/2021 do Congresso Nacional, que estipulou as regras de execução das emendas de relator, como a transparência, por exemplo.
Em sua defesa após diversas acusações, Carvalho apresentou documento do Senado sobre a votação dos vetos presidenciais à LDO de 2020, ocorrida em 27 de novembro de 2019. Assim como os demais senadores do PT, ele votou pela manutenção do veto de Jair Bolsonaro (PL) ao orçamento secreto. Essa posição foi majoritária. Mas as emendas de relator acabaram entrando em vigor graças a um acordo do presidente com o Centrão em favor de um projeto em separado, base da qual Fábio fazia parte.
Carvalho também apresentou como prova de que se posicionou contra o orçamento secreto o projeto de lei 1.416/2021, de sua autoria. O texto permitiria transferir os recursos das emendas do orçamento secreto para programas de mitigação de efeitos econômicos da pandemia de covid-19 até 31 de dezembro de 2021. O projeto continua em tramitação.
Leave a Reply