Desde que Rogério Carvalho (PT) iniciou sua campanha pelo retorno da Petrobras a Sergipe, ele se tornou alvo de narrativas de seus oponentes para minarem sua credibilidade, chegando ao ponto de alegarem que o petista negligenciou a pauta no primeiro ano do terceiro mandato de Lula (PT). Agora, o governador e principal adversário político do senador no estado, Fábio Mitidieri (PSD), busca combater a liderança de parlamentar nesse assunto.

Mitidieri destacou que essa causa não é exclusiva de um indivíduo, mas de toda a população. “É uma defesa do povo sergipano. O fortalecimento da instituição beneficia todos nós. Essa causa não é exclusiva de um, mas de todos”, disse.

Ele também levanta a questão da terceirização de serviços da Petrobras pelo governo petista, questionando por que não há a mesma cobrança em relação a isso, referindo-se à situação da Deso.

Em resposta, Carvalho destaca os prejuízos da privatização da Petrobras, como a redução da massa salarial e da produção. Ele defende a ideia de que a estatal reassuma esses campos, argumentando que é necessário conhecimento e tecnologia para extrair petróleo.

Carvalho também revela que mantém conversas regulares com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, buscando alternativas para a retomada da operação da empresa em Sergipe. “Inclusive, domingo à noite falei com ele; converso com ele regularmente sobre os caminhos e o que está sendo feito. Mas uma dificuldade é o desmonte da indústria naval no Brasil. Os estaleiros chegaram a ter setenta, oitenta mil trabalhadores. Quando o governo Lula reassumiu no início do ano passado, tinha cinco mil”, comentou.

A retomada das ações da Petrobras em Sergipe sempre esteve no radar do senador Rogério Carvalho, sendo um projeto estrutural para o desenvolvimento do estado, presente em seu programa de governo e central em seus posicionamentos públicos e debates durante o processo eleitoral de 2022.

Leave a Reply

Your email address will not be published.