Homem de confiança de Lula, o senador pela Bahia deu grandes reviravoltas eleitorais em seu estado conquistando o voto do trabalhador
Com palavras de encorajamento e apoio, o senador Jaques Wagner (PT/BA), líder do governo no Senado e um dos principais aliados do presidente Lula (PT), marcou presença no ato de lançamento da pré-candidatura de Candisse Carvalho (PT) à prefeitura de Aracaju, no Cotinguiba, onde compartilhou um verdadeiro testemunho sobre sua trajetória, criando um clima de esperança ainda maior no local do evento.
“O gostoso, Candisse, é a gente sair lá atrás e depois, no dia da eleição, chegar lá na frente”, disse o parlamentar que, em sua trajetória política, deu grandes reviravoltas eleitorais na Bahia, conquistando o voto do trabalhador.
Fundador e primeiro presidente do PT e da CUT na Bahia, ele possui uma extensa carreira política. Foi eleito deputado federal em três ocasiões, concorreu à Prefeitura de Camaçari e foi eleito Governador da Bahia por dois mandatos consecutivos, marcados por um forte foco no desenvolvimento social, geração de emprego e renda, e combate às desigualdades regionais.
No primeiro, em 2006, ele saiu na frente e, contrariando as pesquisas, venceu a disputa no primeiro turno, com 53,12% dos votos válidos. Wagner chegou ao final do seu mandato como um dos governadores de maior popularidade do país, garantindo a reeleição em 2010.
Seus governos foram caracterizados pelo diálogo transparente com a sociedade e o investimento em políticas públicas inclusivas. Sua popularidade foi ainda mais evidenciada em 2014, quando elegeu seu sucessor, Rui Costa, em primeiro turno.
Após sua passagem pelo Governo Federal como ministro, Wagner continua sendo uma figura influente na política baiana e nacional, atualmente atuando como líder do governo no Senado e um dos nomes de confiança de Lula. Para seu atual cargo, ele foi eleito com 4.253 milhões de votos, a maior votação de um senador na história da Bahia.
Leave a Reply