Evento gratuito na Orla da Atalaia celebra o mês das crianças com ampla estrutura, atrações inéditas e oportunidades de geração de renda para empreendedores locais
A magia está de volta à Orla da Atalaia. Depois do sucesso da estreia em 2024, a Vila da Criança 2025 iniciou a segunda edição para encantar famílias inteiras e celebrar o direito de ser criança em grande estilo. Até o dia 26 de outubro, das 17h às 22h, a Praça de Eventos na Orla da Atalaia, em Aracaju, se transforma em um espaço de sonho, brincadeira e aprendizado, com acesso totalmente gratuito.
O Governo de Sergipe preparou uma estrutura completa que mistura lazer, inclusão e cultura. A Vila da Criança oferece cinema, teatro, arena gamer, minicidade, Aqua Nave, brinquedos infláveis, roda-gigante, casas temáticas, cama elástica e brinquedos com acessibilidade. No Dia das Crianças, 12 de outubro, acontece o tradicional bloquinho infantil que promete colorir a orla com muita alegria e música, saindo do Mundo da Criança até a Praça de Eventos.
A Vila da Criança tem impacto positivo na economia sergipana. Nesta edição, 68 ambulantes e 20 empreendedores da economia solidária e do artesanato participam do evento, movimentando renda e divulgando o talento local.
A empreendedora Andreia Gomes, que comercializa biscoitos caseiros, comemora os primeiros lucros. “Acho muito boa essa oportunidade, porque o público pode conhecer meu trabalho e garanto minha renda”, comemorou.
A turista carioca Kelly Marques destacou a beleza e estrutura do evento. “A ideia de apoiar empreendedores grandes e pequenos é muito legal. Com eventos assim eles conseguem divulgar os produtos e levar a outros lugares, uma iniciativa muito interessante”, avaliou.
Estrutura acessível e acolhedora
O evento foi planejado para acolher todos os públicos. O cinema climatizado, com capacidade para 80 pessoas, exibe curtas gratuitos em sessões diárias às 18h, 18h30, 19h, 19h30, 20h e 20h30, enquanto o teatro, com 130 lugares, apresenta duas peças por noite, às 18h e 20h.
A arena gamer retornou com fliperamas, computadores e óculos de realidade virtual, com acesso monitorado e seguro. Já a sala multissensorial garante conforto e estímulo adequado para crianças neurodivergentes, com acompanhamento individual e ambiente adaptado.
Além disso, há espaços de amamentação, fraldário, áreas de descanso e pontos de apoio de órgãos públicos como Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e Conselho Tutelar, assegurando o bem-estar de todos.
Para o professor universitário Marco Ferreira, pai de duas meninas, a Vila da Criança é uma prova de que políticas públicas podem transformar o cotidiano das famílias. “A Vila da Criança está bem-organizada e é interessante observar que a maioria das atrações é gratuita. Isso demonstra a preocupação do Governo do Estado em oferecer opções de entretenimento, movimentar a economia e investir em qualidade de vida, o que considero fundamental”, declarou.
Realização
A Vila da Criança 2025 é uma realização do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com o apoio da Netiz e Iguá, e patrocínio do Banese.


Leave a Reply