A prefeitura de Salvador inaugurou, nesta quinta-feira (13), a nova Avenida Dendezeiros, com a conclusão das obras do Caminho da Fé, na Cidade Baixa.
A inauguração ocorreu após a missa em homenagem a Santa Dulce dos Pobres, na primeira festa em honra à santa baiana, canonizada no ano passado.
O local que passou por obras fica entre o Santuário de Dulce dos Pobres e a igreja do Bonfim, um dos principais templos religiosos da capital baiana. O “Caminho da Fé” é considerado pela prefeitura um “corredor” de forte apelo turístico e religioso. Inclusive, na festa do Bonfim, grande evento religioso que reúne baianos e turistas, o local é ponto de passagem por milhares de fiéis.
De acordo com a prefeitura, o projeto prioriza o uso das vias pelos pedestres, com foco nos turistas que buscam Salvador para o turismo religioso. Todo ano, são cinco milhões de pessoas por ano que visitam a Bahia em nome da fé, e Salvador é um dos principais destinos, principalmente depois da canonização de Irmã Dulce, informou a prefeitura.
Uma das partes do projeto “Caminho da Fé”, elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e executado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), foi entregue pela prefeitura em outubro do ano passado. Na ocasião, a obra incluiu toda a requalificação da Colina Sagrada, no Bonfim.
Na entrega desta quinta-feira, com as obras totalmente concluídas, a prefeitura informa que entre as intervenções estão: ampliação dos passeios, novas faixas de pedestre no nível da pista, itens de acessibilidade, nova pavimentação, fiação subterrânea das telefonias, iluminação em LED, drenagem, paisagismo, mobiliário urbano e marcos religiosos.
A prefeitura disse ainda que o projeto engloba obras de macrodrenagem, a fim de solucionar os alagamentos verificados na região. Essas intervenções foram desenvolvidas considerando inicialmente os dados topográficos do cadastro da rede coletora e bocas de lobo já construídas.
Além da Avenida Dendezeiros, 1,3 km da Avenida Fernandes da Cunha, na Calçada, também passou por intervenções de passeio, meio-fio e recebeu rampas de acessibilidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/P/Q/dWlQPeRbmNUwogtbKJ5Q/whatsapp-image-2020-08-12-at-10.53.50.jpeg)
Leave a Reply