As atividades de ensino no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus João Pessoa retornam em 8 de setembro, de forma não presencial. Apesar da retomada, o instituto informa que o desenvolvimento das atividades de ensino não presenciais (AENPs) está condicionado ao acesso dos estudantes à conectividade, etapa que está em andamento por meio do edital do Auxílio de Inclusão digital.
As atividades presenciais não serão retomadas até que a situação de segurança sanitária esteja superada.
As atividades de ensino não presenciais podem ser realizadas por meio de encontros em sala de aula virtual (Google Sala de Aula e ou Moodle); realização de webaula; desenvolvimento de videoaula; interação em chat e ou em grupos de redes sociais; estudos por apostilamento de textos, pesquisas, projetos, entrevistas, experiências, simulações; podcasts (arquivos de áudio); produção de textos, com base nas experiências em projetos de pesquisa, relatórios executivos e leitura de livros e vídeos; entre outros.
Segundo o IFPB, o retorno dessas atividades está acontecendo de forma gradual e organizada, desde a primeira fase que se iniciou dia 29 de julho, que foi a etapa de diagnóstico, planejamento e orientações.
A segunda fase está em implantação e trata da ambientação de docentes e discentes. As quatro etapas seguintes, que consistem na oferta curricular de forma não presencial; implementação gradual de atividades acadêmicas presenciais; consolidação do ensino híbrido e retorno ao ensino presencial serão implementadas a partir do dia 8 de setembro.
Ainda sobre o retorno às atividades presenciais dependerá da situação epidemiológica e das recomendações das autoridades de saúde, bem como governamentais nas esferas municipais, estaduais e federal. Todas as etapas e procedimentos estão sendo definidos em conformidade com as resoluções 28/2020 e 29/2020 do Conselho Superior do IFPB (Consuper).
Leave a Reply