Mais uma fase Operação Silêncio e Paz, da Polícia Militar, flagrou aglomerações de pessoas no fim de semana em Teresina, em descumprimento ao decreto municipal de isolamento social. A ação ocorreu na noite desse sábado (15) na Zona Norte da cidade.
“Foram realizadas rondas ostensivas e preventivas, seguidas de abordagens e atendimentos de ocorrências, combate a aglomeração de pessoas e perturbação do sossego alheio”,informou o coordenador da operação tenente Ramos, do 13º Batalhão da PM.
Aglomeração na Zona Norde Teresina — Foto: Divulgação/PM-PI
A ação ocorreu das 18h às 0h, nos bairros Parque Brasil, Monte Alegre, Jacinta Andrade e Santa Maria da Codipi.
Os policiais abordaram 37 pessoas e três veículos. Dois aparelhos de som foram apreendidos e dois estabelecimentos flagrados descumprindo as medidas sanitárias.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
Som de carro foi apreendido durante operação na Zona Norte de Teresina — Foto: Divulgação/PM-PI
Decretos no Piauí de isolamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).
Leave a Reply