Três índios da etnia Guajajara testaram positivo para a Covid-19 nesta sexta-feira (14) em Teresina. A testagem rápida foi realizada pela Superintendência de Atenção a Saúde e Municípios (Supat) em 40 pessoas da comunidade indígena Ukai.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), os índios positivados foram para o anticorpo IGG, quando paciente teve infecção há pelo menos três semanas e pode estar imunizado, porém ainda não há evidências científicas sólidas que afirmem o tempo de duração dessa imunização.

Comunidade indígena Ukai, da etnia Guajajara, em Teresina — Foto: Divulgação/Sesapi

Comunidade indígena Ukai, da etnia Guajajara, em Teresina — Foto: Divulgação/Sesapi

“Na aldeia Ukai moram 22 índigenas, entre idosos e crianças. Essa testagem é extremamente importante porque a pandemia chegou até nós, povos indígenas, e precisamos saber como está a situação dos índios de nossa aldeia, para nos isolarmos, em casos de positivos”, declarou a índia Aliã Wamiri.

Além de Teresina, os índios dos municípios de Piripiri, Lagoa de São Francisco, Uruçuí, Picos, Queimada Nova, Bom Jesus e Santa Filomena também estão recebendo ações de combate ao coronavírus.

Segundo o coordenador da ação, Epifânio Ferreira dos Reis Neto, 36 comunidades estão sem acompanhadas. O projeto conta com profissionais que integram equipes multidisciplinares de saúde indígena.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Superintendência de Atenção a Saúde e Municípios (Supat), está realizando ações com o objetivo de combater a pandemia da Covid-19 entre a população indígena piauiense.

Leave a Reply

Your email address will not be published.