Dois bares foram interditados, no bairro da Pituba, em Salvador, na noite de sexta-feira (2), por descumprirem protocolos estabelecidos pela prefeitura para conter o novo coronavírus, e por causarem aglomerações na rua.
A interdição foi feita durante fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), que teve apoio da Polícia Militar.
Segundo a Sedur, os estabelecimentos estavam infringindo regras como a falta do uso de máscara, aglomeração na porta, na tentativa de criar filas de espera, o que é proibido, e clientes consumindo em pé. A secretaria informou que os bares também estavam usando a calçada sem autorização da prefeitura.
Flexibilizações
Os bares e restaurantes de Salvador começaram a reabrir em agosto, quando a prefeitura flexibilizou restrições ao comércio na cidade, impostas para conter o novo coronavírus. Os estabelecimentos estavam fechados desde março.
O decreto que autoriza os funcionamento desses serviços já foi alterado duas vezes pela prefeitura. A primeira foi com mudança de horário, ainda em agosto. A segunda foi na sexta-feira (2), quando o prefeito ACM Neto anunciou, mais uma vez, a ampliação no horário de funcionamento de bares e restaurantes da cidade, além de shoppings, templos religiosos, clubes sociais e cursos livres. A medida começa a vale na segunda-feira (5).
As principais regras da prefeitura para que bares e restaurantes possam funcionar são:
- Horário de funcionamento até a meia-noite (a partir de segunda-feira), mas clientes só podem entrar nos estabelecimentos até 23h. A partir disso, os estabelecimentos ficam proibidos de receber pessoas, mas podem permitir permanência até novo horário estabelecido;
- Capacidade de ocupação das mesas ampliada de 6 para 8 pessoas (a partir de segunda-feira). Protocolos seguem os mesmos.
- Afastamento de 2 metro entre mesas e de um metro entre cadeiras de mesas diferentes
- Uso de máscara obrigatório para clientes e funcionários
- Cardápio digital ou plastificado, higienizado a cada uso
Fonte G1 Bahia
Leave a Reply