O deputado federal Fábio Henrique (UB) corre o risco de inegibilidade após seu nome aparecer na lista de políticos com contas irregulares do Tribunal de Contas da União (TCU). O órgão entregou a relação nesta quarta-feira, 10, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deve deliberar se o socorrense pode ou não disputar a reeleição no pleito deste ano.

De acordo com o TCU, Fábio responde por seis processos em que aparece como responsável ou interessado. Dentre eles, consta o caso de iregularidades na aplicação de recursos federais repassados pelo Ministério do Trabalho ao município de Nossa Senhora do Socorro, para implementação do Projovem Trabalhador.

Além disso, deputado também responde por não comprovação da regular aplicação dos recursos repassados pela União, em um convênio firmado com o Ministério do Turismo, para o Forró Siri em 2009, quando estava a frente da gestão municipal.

Foram julgadas as irregulares pela Corte nos últimos oito anos. Com a lista, o TSE pode decidir se concede ou não o registro de candidatura. Caso a conta julgada irregular tenha ido à julgamento e não consiga mais recorrer, ela é enquadrada na Lei da Ficha Limpa. O processo, no entanto, não é imediato.

Leave a Reply

Your email address will not be published.