Autistas e familiares, em Sergipe, devem ser beneficiados com a criação do Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA), proposto pela candidata a deputada estadual Carminha Paiva (Republicanos).
“A criança que ainda esteja com suspeita de autismo passa uma semana por uma avaliação com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e, no final, esses profissionais juntos, apresentam para a família o relatório do que foi observado na criança”, detalhou a postulante.
De acordo com Carminha, após a identificação do autismo, as crianças serão encaminhadas para o tratamento adequado. E, dentre os auxílios oferecidos pelo Centro estão: apoio psicológico aos pais ou responsáveis das crianças; equipe de multiprofissionais que capacitem educadores nas escolas; setor jurídico para orientar quais os direitos que o autista e sua família têm; assistente social para garantir que eles recebam esses direitos; além de vários outros profissionais que auxiliem o tratamento do autista.
Ainda segundo a proposta da ex-secretária de assistência social, o CRE-TEA deverá ser criado nas regionais de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Lagarto, Glória e Itabaiana.
Leave a Reply