Após concluir os trabalhos do gabinete de crise, a Defesa Civil Estadual publicou o balanço do impacto causado pelas fortes chuvas que caíram sobre o município de Tobias Barreto, onde uma cratera se abriu, engoliu veículos e ainda ceifou duas vidas.

De acordo com órgão, os 164mm de chuvas que caíram sobre Tobias Barreto deixaram um saldo de 145 famílias afetadas (431 pessoas); 26 famílias desalojadas (73 pessoas); 7 famílias desabrigadas (16 pessoas) acolhidas no Ginásio do Sesi; 62 residências danificadas e 02 destruídas.

Diante disso, foram distribuídas 214 cestas básicas (100 fornecidas pelo município e 120 pelo Governo do Estado); 165 colchões e 50 kits de higiene (fornecidos pelo Governo do Estado). “O gabinete de crise solicitou, ainda, que a secretaria de Obras de Tobias Barreto realize a análise e correção das casas danificadas; e decidiu que as duas famílias que tiveram suas casas destruídas sejam inseridas no programa Aluguel Social do Município”, acrescentou a Defesa Civil.

Além disso, cabe destacar que o Governo do Estado decretou, no último dia 30 de novembro, situação de emergência tanto em Tobias Barreto quanto em Itabaianinha. O decreto de emergência possibilita a adoção de providências rápidas e emergenciais pelos órgãos competentes, para minimizar e reparar danos causados pelas chuvas intensas.

Demais municípios

Outros municípios também apresentaram ocorrências, felizmente, de menor gravidade. Já nas primeiras horas de chuvas, foi registrado alagamento também nos municípios de Aquidabã, Laranjeiras, Lagarto, Macambira, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória e Simão Dias. Em Propriá, uma parte da cidade ficou sem energia elétrica. Três barragens verteram no município de Graccho Cardoso e uma no município de Cumbe. Em Capela, uma estrada vicinal foi interditada por conta do transbordamento do Rio Japaratuba. Os eventos vêm sendo geridos pelas coordenadorias municipais de Defesa Civil, com o acompanhamento da Defesa Civil Estadual e apoio, quando necessário.

Leave a Reply

Your email address will not be published.