Duas moradoras de Santo Amaro de Brotas (SE), Ellen Bianca de Franca Santana Resende e Maria Edenize Gomes, foram identificadas pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) como “laranjas” em um esquema bilionário envolvendo o setor de combustíveis, controlado pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
A investigação aponta que o grupo utilizava pelo menos nove padarias e empresas relacionadas na cidade de São Paulo para movimentar dinheiro ilícito e esconder bens. Além disso, o esquema incluía lojas de conveniência, com a criação de empresas temporárias e uso de pessoas sem comprovação financeira para figurar como proprietárias.
Ellen Bianca e Maria Edenize são citadas como peças-chave na ocultação dos verdadeiros donos das empresas, por meio da criação de diversas camadas societárias falsas, dificultando a identificação dos beneficiários finais e facilitando a lavagem de dinheiro. Também foram descobertos vínculos dessas empresas com o grupo criminoso.
Ellen era sócia em 18 empresas ligadas ao grupo Mohamed. Ela trabalha como cuidadora na Prefeitura de Santo Amaro das Brotas, recebendo salário mensal de R$ 1.428.
Desde o ano passado, 17 dessas 18 empresas foram transferidas para o nome de Maria Edenize, vizinha de Ellen.
As defesas de ambas negam qualquer envolvimento com atividades criminosas.
Fonte: Itnet
Leave a Reply