O prefeito ACM Neto anunciou, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (18), a reabertura de algumas praias de Salvador, a partir de segunda-feira (21). As praias do Porto, na Barra, Buracão e Paciência, no Rio Vermelho, continuarão fechadas.
Apesar do Porto da Barra seguir fechada, a área entre o Farol e o Cristo poderá ser frequentada pelos banhistas. Outras praias que estarão abertas são: São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Amaralina e Itapuã. Essas praias só poderão ser frequentadas entre as terças e sextas-feiras, com horário livre.
O restante das praias da capital podem ser frequentadas pelos banhistas entre segunda e sexta-feira, também com horário liberado. O comércio das praias ainda não foi autorizado. O prefeito falou que as medidas são rígidas para que não haja impacto na saúde pública.
“Se nós perdemos o controle agora, não apenas as praias voltarão a ser fechadas, como também voltaremos a ter que fechar bares, restaurantes shoppings. Cada passo que demos foi dado após a analise do passo anterior. Desde que começamos a retomada, não tivemos que dar nenhum passo atrás. Todos os passos foram sempre para frente e é o que eu espero que aconteça a partir de agora, com a reabertura das praias de Salvador”, disse.
Entre os protocolos definidos pela prefeitura, para a reabertura das praias está: uso obrigatório da máscara, proibição do uso de cadeira de praia, caixa térmica, guarda sol e equipamentos sonoros. Além disso, os banhistas devem manter distanciamento mínimo de 1,5 metro.
As praias serão fiscalizadas pela Guarda Civil com rondas regulares. Em caso de descumprimento de medidas, os banhistas serão orientados pelos agentes municipais e até retirados dos locais, no caso de ocupação de praias que não estejam liberadas.
“É difícil ser babá de adulto 24 horas. Infelizmente nem todo mundo tem consciência e é claro que teremos gente burlando as regras. Eu falo isso com tristeza, mas é a realidade. Por exemplo, eu não posso deixar a Guarda [Civil] 24 horas no Porto da Barra para barrar a entrada das pessoas. A guarda faz o que tem que fazer. Vão ter rondas, como temos feito há muito tempo e, se tiver gente nas praias de forma inadequada, serão tiradas”.
“O que custa as pessoas cumprirem o protocolo? Não ir ao Porto da Barra mata alguém? Não. Mas o coronavírus mata” – ACM Neto.
Confira todos os protocolos abaixo:
Fonte G1 Bahia
Leave a Reply