Um lixão no município de Graccho Cardoso foi interditado pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) durante ações da Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe (FPI/SE) nessa terça-feira (25). Em uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados, foram encontrados resíduos urbanos, restos de animais, pneus, entre outros entulhos. 

A FPI é uma ação coordenada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e pelos Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho. 

De acordo com o grupo, o lixão se encontrava em atividade, com indicativo de descarte irregular constante e recente. Não havia sinais de resíduos oriundos de serviços hospitalares. 

“Verificamos restos de animais, pneus, bastante chorume, o que gera uma contaminação ambiental no lençol freático da região, com consequências para a população. Interditamos a área, faremos outras diligências na prefeitura municipal, procedendo com as notificações administrativas necessárias e dando seguimento ao cronograma de ações”, disse o coordenador da Equipe, Alexsandro Bueno. 

Um projeto do MP de Sergipe tem como objetivo encerrar os lixões. “O município terá a oportunidade de se comprometer efetivamente para resolver essa questão, sob pena de responsabilização cível, administrativa e criminal”, afirmou. 

g1 tentou contato com a prefeitura de Graccho Cardoso, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

Fonte: G1 SE

Leave a Reply

Your email address will not be published.